Segundo os especialistas a contaminação acontece principalmente pela ingestão de água ou alimento contaminados e pela inalação de partículas no ar.
O corpo humano tem contato constante com microrganismos. E apesar de uma grande parcela das bactérias conviverem em harmonia com os humanos – e até serem essenciais para o funcionamento do corpo –, algumas são verdadeiros agentes do caos.
😷 Segundo os especialistas a contaminação por microrganismos pode acontecer por duas formas principais:
- Ingestão de alimentos ou água contaminados
- Inalação de partículas no ar
Renato Kfouri, infectologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica que, no caso das superfícies contaminadas, a tendência é que haja uma maior presença de bactérias do que de vírus.
“O vírus parasita uma célula, e por isso não consegue viver tanto em superfícies, diferentemente das bactérias, que tendem a ser mais resistentes nesses ambientes”, compara o infectologista.
A infecção vai depender de diversos fatores, mas principalmente se a quantidade de microrganismos disponíveis no ar ou na superfície contaminada é o suficiente para causar uma doença, isto é, se há a chamada dose infectante. E, também, se o microrganismo é ou não nocivo à saúde.
Nesta reportagem, o g1 reuniu uma lista com os principais agentes patogênicos com os quais temos contato no dia a dia e quais são os problemas de saúde que eles podem causar.
(Esta reportagem faz parte de uma série do g1 sobre germes que explicou se a regra dos cinco segundos funciona, qual a importância do contato das crianças com os microrganismos e quando a preocupação com a sujeira vira paranoia).
Agentes do caos
Entre os microrganismos que podem causar problemas à saúde, o infectologista Renato Kfouri e a microbiologista e professora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Cristiane Guzzo, destacam aqueles que podem ser contraídos a partir do contato com alguma superfície contaminadas – ou pela ingestão de alimentos.
👉De acordo com os especialistas, os germes mais comuns dessa categoria são:
Veja abaixo mais detalhes sobre cada um desses microrganismos:
1. Escherichia coli
🦠O que é: A E. coli é um grupo de bactérias que faz parte da chamada microbiota intestinal – conjunto de bactérias que residem no intestino humano saudável. Mas, em caso do contato fecal-oral, esse microrganismo pode causar problemas.
🤮Quais doenças causa: As infecções do sistema urinário e digestivo são as mais comuns causadas pela E. Coli.
🧫Forma de contágio: Ingestão de alimentos contaminados (como carne malcozida), contato com animais infectados ou ingestão de água contaminada.
🤒Principais sintomas: No caso das infecções digestivas, os principais sintomas são diarreia, que pode ser intensa, e dor abdominal. Já no caso de infecções urinárias, há a necessidade de urinar com frequência, ardor e dores na bexiga.
💊Tratamento: Uso de antibióticos.
2. Clostridium difficile
🦠O que é: Bactéria que está presente no intestino de pessoas saudáveis e é responsável pela metabolização de nutrientes. Em excesso, esse tipo de microrganismo pode produzir toxinas que causam problemas à saúde.
🤮Quais doenças causa: A bactéria causa principalmente inflamações no cólon (colite).
🧫Forma de contágio: A colite causada pelo excesso de C. difficile no organismo em geral acontece após a administração de antibióticos para tratar outra infecção. Muitos antibióticos alteram o equilíbrio entre as bactérias presentes no intestino e favorecem o crescimento anormal do número de determinados microrganismos. A contaminação também pode acontecer em caso de contato com fezes contaminadas.
🤒Principais sintomas: Os sintomas mais comuns são fezes moles, diarreia, dor abdominal e febre. Em casos mais graves, pode haver diarreia com sangue.
💊Tratamento: Interrupção do uso do antibiótico que desencadeou a colite e administração de outro antibiótico para tratar o problema.
3. Staphylococcus aureus
🦠O que é: É um tipo de bactéria que faz parte da microbiota da pele. Em algumas pessoas saudáveis, também pode ser encontrada no nariz.
🤮Quais doenças causa: Apesar de fazer parte do grupo de bactérias naturalmente presentes na pele, se esse microrganismo consegue entrar no corpo, pode causar infecções cutâneas. Menos frequentemente também pode levar à pneumonia, infecções da válvula cardíaca e infecções ósseas.
🧫Forma de contágio: Esse tipo de bactéria é contraído pelo contato direto com uma pessoa infectada, utilizando um objeto contaminado ou inalando pequenas gotículas no ar.
🤒Principais sintomas: Nos casos de infecção cutânea, o problema mais comum causado por essa bactéria, há a ocorrência de bolhas na pele, abscessos, vermelhidão e inchaço da área infectada.
💊Tratamento: Uso de antibióticos. Por ser um tipo de microrganismo que frequentemente é resistente a antibióticos, os médicos precisam se atentar a quais remédios a bactéria resiste.
4. Salmonella
🦠O que é: É uma bactéria que possui duas espécies que podem causar doenças em humanos – S. enterica e S. bongor – sendo a Salmonella enterica a mais comum e de maior preocupação para a saúde pública.
🤮Quais doenças causa: Essa bactéria causa intoxicação alimentar e, em casos mais raros, pode levar a infecções graves e até à morte.
🧫Forma de contágio: A transmissão acontece a partir da ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, especialmente quando o alimento está cru ou malpassado. A bactéria normalmente é encontrada em animais como galinhas, porcos e vacas e também em animais domésticos.
🤒Principais sintomas: Os principais sintomas da forma não tifoide da doença são diarreia, vômito, febre, dor abdominal, cansaço e perda de apetite.
💊Tratamento: Não há um tratamento específico, mas recomenda-se o consumo de muita água para reidratar o corpo.
5. Rotavírus
🦠O que é: É um vírus de RNA, sendo considerado um dos principais agentes virais causadores de doenças diarreicas agudas (DDA).
🤮Quais doenças causa: Os principais problemas causados por esse vírus são a gastroenterite – inflamação do estômago e do intestino – e a diarreia grave.
🧫Forma de contágio: O vírus é transmitido de forma fecal-oral, isto é, no contato pessoa a pessoa, ingestão de água ou alimentos contaminados, contato com objetos contaminados.
🤒Principais sintomas: Os sintomas mais característicos são ocorrências repentinas de vômitos, diarreia e febre alta, principalmente na faixa etária de seis meses a dois anos. No caso de adultos, os quadros tendem a ser mais leves. Em casos graves, pode provocar desidratação, febre e até morte.
💊Tratamento: O paciente deve ser tratado com a ingestão de líquidos, para prevenir a desidratação, e dieta adequada. Não é recomendado o uso de antimicrobianos, antidiarreicos e antieméticos.
Fonte: Júlia Carvalho, g1 – 12/07/2024