terça-feira, abril 8, 2025
InícioMUNDOVencedor do Oscar desaparece após ataque na Cisjordânia

Vencedor do Oscar desaparece após ataque na Cisjordânia

Cineasta denuncia nas redes sociais sequestro de co-diretor por colonos israelenses

Hamdan Ballal, cineasta palestino e um dos diretores do documentário “Sem Chão”, vencedor do Oscar 2025, está desaparecido após supostamente sofrer um ataque de colonos israelenses na Cisjordânia. A informação foi divulgada pelo co-diretor do projeto, Yuval Abraham, em suas redes sociais.

Segundo Abraham, Ballal teve sua casa invadida por um grupo de colonos, que o espancaram violentamente, causando ferimentos graves na cabeça e no estômago. “Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então”, denunciou Abraham na plataforma X, antigo Twitter.

Um vídeo registrado pela ativista Anna Lipman, compartilhado por Abraham, mostra um dos supostos agressores mascarados participando do ataque à vila de Ballal. O material também denuncia que ativistas americanos que tentaram intervir tiveram seus carros apedrejados pelos colonos.

Hamdan Ballal codirigiu “Sem Chão” ao lado de Yuval Abraham, Rachel Szor e Basel Adra. O documentário aborda a crise humanitária e o conflito na região, com foco na realidade dos palestinos sob ocupação israelense. Abraham, também jornalista, tem longa trajetória na cobertura do conflito Israel-Palestina.

Até o momento, as autoridades israelenses não se pronunciaram sobre o paradeiro de Ballal. Organizações internacionais de direitos humanos cobram respostas e uma investigação independente sobre o caso.

Fonte: Alexandre Nascimento, Terra – 24/03/2025

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares