Carlos Alberto Caetano era reconhecido como o último dos ‘cardeais do samba’ de São Paulo, grupo de líderes que, na década de 1960, lutou pela oficialização e reconhecimento das escolas de samba junto ao poder público, explicou a Liga-SP.
Carlos Alberto Caetano, conhecido como Seo Carlão do Peruche, morreu na manhã desta segunda-feira (17), aos 94 anos, na cidade de São Paulo. A informação foi compartilhada pela página da Unidos do Peruche no Instagram.
A Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) também prestou homenagem a ele, que foi um dos fundadores da escola de samba.
“Reconhecido como o último dos ‘cardeais do samba’ de São Paulo, grupo de líderes que, na década de 1960, lutou pela oficialização e reconhecimento das escolas de samba junto ao poder público, sua trajetória confunde-se com a própria história do carnaval paulistano”.
“Carlão não foi apenas um ícone; foi um verdadeiro mestre, cuja dedicação e entrega transformaram o mundo do samba e inspiraram gerações de perucheanos e amantes da nossa cultura. Neste momento de dor, encontramos consolo na certeza de que seu legado será eternamente celebrado”, afirmou a escola.
O enredo da Unidos do Peruche no carnaval 2025 será justamente sobre a história de Carlão.
“Em homenagem a sua vida e à sua contribuição inestimável, o enredo ‘Axé Grio! Carlão do Peruche, o Cardeal Preto do Samba’, que apresentaremos daqui 5 dias, reafirmando o compromisso de manter viva a memória e o espírito deste grande sambista”, informou.
“Descanse em paz, eterno cardeal, e que o seu legado ecoe para sempre em nossos corações”, completou a escola.
“A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo lamenta profundamente a perda de Seo Carlão e se solidariza com familiares, amigos e toda a comunidade do samba neste momento de luto, sem nos esquecermos de seus pares da Embaixada do Samba Paulistano. O legado de Seo Carlão permanecerá vivo nos corações de todos que amam e respeitam o samba paulistano”, lamentou a Liga.
Quem é Seo Carlão
Carlão foi um dos fundadores da Unidos do Peruche, na década de 1950, época em que os desfiles de escolas de samba ocorriam pelas ruas do centro de São Paulo.
Assim como outras tradicionais escolas de São Paulo, a Unidos do Peruche foi criada por um grupo de amigos que desfilavam pela escola de samba Lavapés.
Escola mais antiga da cidade ainda em atividade, fundada em 1931, a Lavapés foi a grande campeã do início dos carnavais de São Paulo.

Fonte: Redação g1 SP — São Paulo – 17/02/2025