Além de escolher candidatos a vereador e a prefeito, moradores de Belo Horizonte vão decidir se aprovam substituição da bandeira da cidade, no 1º turno das eleições.
No dia 6 de outubro, além de escolher candidatos a vereador e a prefeito, os eleitores de Belo Horizonte vão decidir se aprovam ou não a substituição da bandeira da cidade. Mas é importante já ir preparado para o local de votação, porque a urna eletrônica não terá imagens da versão atual e da nova proposta.
“É fundamental que o eleitor, tomando conhecimento desse debate em relação à bandeira, já decida, para que, no momento da votação, aquilo não seja um motivo de retardar o processo eleitoral em Belo Horizonte”, disse o secretário de eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Pablo Aragão Lima.
Segundo ele, haverá cartazes explicativos com informações sobre o referendo nos endereços de votação. Na urna eletrônica, a seguinte pergunta vai aparecer na tela:
Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?
Se o eleitor concordar com a mudança, deve digitar o número 1. Se desaprovar a alteração, deve apertar 2. É possível também votar em branco ou teclar qualquer número diferente para anular o voto.
Entenda
A proposta de substituição da bandeira de Belo Horizonte tramitou na Câmara Municipal em 2023, e a lei foi sancionada em agosto de 2023 – no entanto, depende de aprovação por referendo popular para entrar em vigor.
O projeto foi apresentado por parlamentares depois que o designer gráfico Gabriel Figueiredo criou a nova identidade e a compartilhou nas redes sociais.
A atual bandeira de BH foi instituída por lei em 1995 e consiste na aplicação do brasão oficial da cidade em um fundo branco. Foi por causa da insatisfação com esse design que o artista propôs uma nova representação.
“Tecnicamente, BH já tem uma bandeira. Mas só tecnicamente. Se for pedir para qualquer belo-horizontino desenhar ela de memória, é bem provável que a pessoa vá apertar os olhos para, com muita dificuldade, tentar buscar alguma lembrança”, disse o designer, na época da tramitação.
Eleitores de BH vão escolher como deve ser a bandeira da cidade — Foto: Reprodução
Para ele, a bandeira atual tem elementos que não dizem respeito à cidade diretamente ou não são relevantes.
“O brasão da cidade é ótimo, é bom deixar claro. A questão é que brasões não costumam funcionar bem em bandeiras”, afirmou Gabriel.
Durante o processo criativo para a elaboração da nova bandeira, o designer escolheu os únicos componentes que, na visão dele, remetem a Belo Horizonte.
“Ao simplificarmos o brasão, tirando dele todas as informações que não são relevantes para uma bandeira, ficamos somente com os elementos que realmente representam a cidade: o céu, o sol e a Serra (do Curral), formando o tal do belo horizonte que dá nome ao município”, explicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/n/A/z8OMCnTjyvn8pDBe3GQQ/processo-criativo.png)
Fonte: Rafaela Mansur, Viviane Possato, g1 Minas e TV Globo — Belo Horizonte – 14/09/2024