Segundo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser tirada por brasileiros de todas idades, mas criança precisa ter CPF para emissão. Veja como fazer.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser tirada por brasileiros de todas as idades, inclusive bebês. Mas, para as crianças, é preciso que elas já tenham um número de CPF.
Segundo o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o responsável legal da criança deve comparecer ao órgão emissor da Carteira de Identidade com a certidão de nascimento da criança com o número de CPF(saiba abaixo onde tirar o novo documento em cada estado e no DF).
A pasta explica que caso a criança não tenha CPF na certidão de nascimento, o responsável ir ao órgão de identificação da região onde mora.
📌 De acordo com o MGI, 21 estados e o Distrito Federal fazem o CPF nos institutos de identificação.
Questionado sobre onde o documento pode ser tirado nos demais estados, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos disse que “a funcionalidade já está disponível para todos e a implementação depende da programação definida pelos entes federativos”.
Os estados que realizam a inscrição de CPF nos Institutos de Identificação são: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Santa Catarina, e Tocantins.
O MGI diz que é importante consultar o serviço no local onde a pessoa mora para verificar se todos os postos de identificação prestam o serviço de inscrição de CPF.
“Caso não esteja, é importante procurar o serviço da Receita Federal“, diz o ministério.
Mais de 11,5 milhões de brasileiros já tiraram a nova CIN
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/I/c/RdI54RRDywKitiiPVdeA/novo-rg-manaus.jpeg)
Cerca de 11,5 milhões de brasileiros já tiraram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O documento começou a ser emitido em janeiro.
Segundo o MGI, Roraima é o único estado que ainda não emite o novo RG. O g1 entrou em contato com o governo de Roraima, por e-mail, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
👉🏽Conforme o Ministério da Gestão, a responsabilidade pela emissão do novo RG é dos estados.
👉🏽O RG “antigo”, com impressão do polegar, perde a validade em 2032.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser tirada por brasileiros de qualquer idade, e unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o que possibilita “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”, de acordo com o governo.
A CIN segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.
Veja onde tirar o novo documento em cada estado e no Distrito Federal:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Fonte: Caroline Cintra, g1 DF – 09/09/2024