Avião despeja retardante rosa de fogo sobre área atingida por incêndio vista de Woodland Hills, em Los Angeles — Foto: Ringo Chiu/Reuters
Mistura química ajuda a retardar o avanço das chamas nos Estados Unidos. Em 2022, ambientalistas questionaram na Justiça os impactos ambientais do produto.
Aviões que estão combatendo os focos de incêndio na região de Los Angeles, nos Estados Unidos, estão lançando sobre o fogo uma mistura cor-de-rosa. O objetivo do elemento é retardar o avanço das chamas, que já provocaram mais de 20 mortes e destruíram centenas de casas. Confira FOTOS mais abaixo.
Segundo a Associated Press, o produto é uma mistura de água e produtos químicos, incluindo fertilizantes ou sais. Quando entram em contato com o fogo, as substâncias tornam as chamas menos intensas.
A mistura é usada desde a década de 1960 no combate a incêndios florestais nos Estados Unidos. Em 2022, no entanto, ambientalistas ingressaram com uma ação pedindo a suspensão do uso do produto químico.
O argumento dos ambientalistas é que a mistura polui rios e pode provocar a morte de peixes e outros animais. Além disso, havia dúvidas sobre a eficácia do produto no controle das chamas.
Ainda em 2022, a Justiça decidiu que o governo dos Estados Unidos poderia continuar utilizando a mistura. À época, a juíza responsável pelo caso entendeu que proibir o produto poderia causar ainda mais danos ambientais, por causa dos incêndios.
Nos últimos dias, dezenas de aviões foram flagrados lançando a mistura sobre áreas incendiadas em Los Angeles. Com o fogo menos intenso, os bombeiros ganham tempo para tentar controlá-lo e impedir que as chamas atinjam áreas povoadas.
O uso da mistura deixou várias casas e carros “pintados” de rosa na região. As áreas de mata também ficaram cobertas pela substância.
Segundo a BBC, a cor da mistura funciona como um auxílio visual para os pilotos de avião e bombeiros. Após alguns dias, os elementos desbotam e assumem tons de marrom.
Veja FOTOS a seguir
Bombeiros trabalham para limpar um corta-fogo em encosta coberta por retardante rosa de fogo em Mandeville Canyon, bairro de Los Angeles atingido por um dos incêndios simultâneos que devastaram a cidade — Foto: Ringo Chiu/ReutersFlores e um carro cobertos por retardante rosa de fogo em Mandeville Canyon, bairro de Los Angeles atingido por um dos incêndios simultâneos que devastaram a cidade — Foto: Ringo Chiu/ReutersRetardante rosa de fogo cobre caixas de correio em área atingida por incêndio em Mandeville Canyon, Los Angeles — Foto: Richard Vogel/APBombeiro caminha por área de em Mandeville Canyon, Los Angeles, coberta por retardante rosa de fogo — Foto: Richard Vogel/APRetardante rosa de fogo cobre uma placa em área atingida por incêndio em Mandeville Canyon, Los Angeles — Foto: Richard Vogel/APRetardante rosa de fogo cobre o quintal e a piscina de uma casa em Mandeville Canyon, Los Angeles — Foto: Richard Vogel/APAvião despeja retardante de fogo sobre área em chamas em Mandeville Canyon, em Los Angeles — Foto: Shannon Stapleton/ReutersRetardante rosa de fogo cobre uma placa em área atingida por incêndio em Mandeville Canyon, Los Angeles — Foto: Richard Vogel/APCapô de um carro ficou coberto por retardante rosa de fogo em Mandeville Canyon, Los Angeles — Foto: Eric Thayer/APBombeiros trabalham para limpar um corta-fogo em encosta coberta por retardante rosa de fogo em Mandeville Canyon, bairro de Los Angeles atingido por um dos incêndios simultâneos que devastaram a cidade — Foto: Ringo Chiu/ReutersBombeiro observa encosta coberta por retardante rosa de fogo em Mandeville Canyon, bairro de Los Angeles atingido por um dos incêndios simultâneos que devastaram a cidade — Foto: Ringo Chiu/ReutersJardim de uma casa teve plantas cobertas com retardante rosa de fogo em Mandeville Canyon, bairro de Los Angeles atingido por incêndio — Foto: Carlos Barria/ReutersUma caixa de correio coberta com retardante rosa de fogo é vista em Mandeville Canyon, bairro de Los Angeles atingido por incêndio — Foto: Carlos Barria/ReutersUma caixa de correio coberta com retardante rosa de fogo é vista em Mandeville Canyon, bairro de Los Angeles atingido por incêndio — Foto: Carlos Barria/Reuters