Otorrinolaringologista de Minas Gerais é reconhecido na Itália por método aplicado no pré-operatório infantil
O atendimento humanizado, prática cada vez mais comum na medicina, consiste basicamente em transforma os dias, em alguns casos difíceis, de pacientes em momentos que possam trazer alívio a dor e consequentemente alegria facilitando o pronto restabelecimento. Quem passa por um momento como esses dificilmente esquece da atividade e do rosto do profissional que o atendeu graças a enorme gratidão.
O otorrinolaringologista Leandro Brandão Guimarães, de Divinópolis (MG), é um desses profissionais que pratica o atendimento humanizado em seu consultório e agora, merecidamente, foi reconhecido internacionalmente pelo modo como conduz crianças ao centro cirúrgico.
O profissional recebeu o WEmbrace Awards 2025, premiação realizada em Milão, na Itália, voltada a iniciativas com foco em empatia e inclusão.
Leandro ficou conhecido após a repercussão de um vídeo nas redes sociais, publicado há dois anos, no qual aparece conduzindo seus pacientes infantis até o bloco cirúrgico com fantasias de super-heróis. A ação, segundo ele, busca reduzir o estresse no momento pré-operatório. As imagens viralizaram e passaram a ser replicadas por profissionais da saúde em outras localidades.
Nas redes sociais, o médico afirmou que a intenção inicial do vídeo era agradecer aos responsáveis pelas crianças pela confiança no atendimento. No entanto, o conteúdo teve alcance ampliado e passou a inspirar médicos em diferentes países.
“Recebo mensagens de profissionais relatando que estão adotando a mesma abordagem em outras regiões”, escreveu.
O WEmbrace Awards é um evento internacional que reúne histórias relacionadas a ações de empatia em diversos contextos. A edição de 2025 ocorreu no início de abril.
Leandro Guimarães é pai de uma criança, filho de médico e atua há 12 anos exclusivamente com pacientes pediátricos. De acordo com ele, o reconhecimento contribui para disseminar práticas de acolhimento no ambiente hospitalar e ampliar o alcance de um atendimento mais acessível para o público infantil.
Fonte: Lucas Contente – 14/04/2025