A última superlua cheia do ano poderá ser vista nesta sexta-feira (15) em diversos pontos do país. Momento exato pode variar conforme fuso horário de cada cidade. Confira!
Olhar a lua pode sugerir momentos memoráveis e marcantes, sobretudo para quem é amante de apreciar o céu e os astros. Por isso, o dia de hoje é ideal para aproveitar a oportunidade.
Nesta sexta-feira (15), a última superlua cheia do ano poderá ser vista ainda maior e mais brilhante, justamente porque estará perto de seu perigeu, o ponto em que ela fica mais próxima da Terra.
O momento exato em que a lua estará cheia pode variar conforme o fuso horário, mas no horário de Brasília ela está prevista para estar ainda mais intensa por volta das 18h28.Como acontece a lua cheia?
A lua cheia acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua. Os observadores poderão notar uma Lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável, sem chuva e noite nublada.
Segundo a astrônoma Josina Nascimento, a superlua pode ocorrer durante a fase cheia ou nova, perto do perigeu (ponto em que está mais perto da Terra), e aparece de uma a seis vezes no ano.
Fonte: Letícia Corrêa, Agência Brasil – 15/11/2024