quarta-feira, abril 16, 2025
InícioESPORTEVeja quem são os 8 atletas paraenses nas Paralimpíadas de Paris

Veja quem são os 8 atletas paraenses nas Paralimpíadas de Paris

Oito esportistas paraenses representarão o estado em cinco modalidades diferentes nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; Pará lidera a Região Norte em número de participantes.

Os Jogos Paralímpicos sempre foram palco de superação, onde histórias inspiradoras se misturam a desempenhos atléticos de tirar o fôlego. Cada edição traz consigo novos nomes, promessas que se tornam realidade e veteranos que continuam a brilhar, refletindo a dedicação e o esforço de anos de preparação. No Brasil, o esporte paralímpico cresce a cada ciclo olímpico, e nesta edição de Paris 2024, o Pará desponta como o estado da região Norte com a maior delegação de atletas, fruto de um apoio que vai além do incentivo, se transformando em um verdadeiro pilar de sustentação para esses heróis.

Entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, oito esportistas paraenses competirão na capital francesa, trazendo consigo a esperança e o orgulho do estado. Vale lembrar que todos esses atletas fazem parte do programa Bolsa Atleta, do governo federal, que é administrado pelo Ministério do Esporte.

Esta edição dos Jogos Paralímpicos se destaca pela quantidade recorde de atletas brasileiros em competições internacionais, totalizando 280 competidores. Desses, 274, ou seja, 97,86% fazem parte do programa Bolsa Atleta. Notavelmente, mais de 63% dos beneficiários do programa recebem a Bolsa Atleta Pódio, a mais alta categoria de apoio. Somente em 2023, foram investidos mais de R$ 57 milhões nos atletas das modalidades paralímpicas, através de editais lançados em dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

Entre os paraenses, o velocista Alan Fonteles é um dos grandes nomes. Natural de Marabá, Alan, de 32 anos, compete na classe T62, destinada a amputados de membros inferiores que utilizam próteses. Ele começou sua carreira no atletismo aos oito anos, correndo com próteses de madeira, e estreou nos Jogos Paralímpicos em Pequim 2008 com próteses de fibra de carbono, aos 15 anos. Hoje, Alan é o recordista mundial nos 100m (10s57) e 200m (20s66) e retorna aos Jogos após cinco anos de ausência, apoiado pelo Bolsa Atleta Pódio.

Ausente em Tóquio, Alan Fonteles volta a competir nas Paralimpíadas de Paris 2024.
📷 Ausente em Tóquio, Alan Fonteles volta a competir nas Paralimpíadas de Paris 2024. |Divulgação/CPB

O Pará também será representado por outras estrelas do atletismo, como Fernanda Yara da Silva, de Curionópolis, que compete na classe T47, e Jhulia Karol dos Santos, de Terra Santa, que participa na classe T11. Ambas recebem apoio na categoria Pódio.

Fernanda Yara, de Curionópolis, representa o Pará no atletismo.
📷 Fernanda Yara, de Curionópolis, representa o Pará no atletismo. |Divulgação/CPB
Jhulia dos Santos, de Terra Santa, compete na classe T11 do atletismo.
📷 Jhulia dos Santos, de Terra Santa, compete na classe T11 do atletismo. |Divulgação/CPB

O judô paralímpico paraense será defendido por Larissa Oliveira da Silva, de Belém, na categoria até 57kg, e Thiego Marques da Silva, de Parauapebas, na categoria até 60kg. Ambos estão na categoria Pódio do Bolsa Atleta.

Os paratletas paraenses Thiego Marques, de Parauapebas, e Larissa Oliveira da Silva, de Belém, estão na seleção brasileiras de judô em Paris 2024.
📷 Os paratletas paraenses Thiego Marques, de Parauapebas, e Larissa Oliveira da Silva, de Belém, estão na seleção brasileiras de judô em Paris 2024. |Divulgação/CPB

Bruna Nascimento, de Belém, fará parte da seleção brasileira de vôlei sentado, enquanto Josemarcio da Silva, conhecido como Parazinho, de Santa Maria do Pará, representará o Brasil no goalball.

Convocada para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, Bruna Nascimento integra a seleção brasileira de vôlei sentado.
📷 Convocada para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, Bruna Nascimento integra a seleção brasileira de vôlei sentado. |Divulgação/CPB

Parazinho e sua irmã, Lucilene da Silva, que também é nadadora paralímpica e foi medalhista de prata no revezamento 4x100m livre misto nos Jogos de Tóquio 2020, integram o programa Bolsa Atleta em suas respectivas modalidades.

Josemarcio da Silva, o Parazinho, disputa o Goalball, enquanto sua irmã, Lucilene da Silva, é nadadora paralímpica.
📷 Josemarcio da Silva, o Parazinho, disputa o Goalball, enquanto sua irmã, Lucilene da Silva, é nadadora paralímpica. |Reprodução/Arquivo Pessoal

Fonte: Sales Coimbra – 21/08/2024

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares