Incidente de ameaça de bomba próximo ao Palácio do Eliseu em Paris gera alerta de segurança antes dos Jogos Olímpicos. Entenda o que aconteceu.
A principal preocupação da França em relação às Olimpíadas é o perigo de ataques terroristas. Na tarde da última terça-feira, dia 23, houve um protesto com ameaça de bomba que levou ao fechamento de algumas entradas do estádio Parc Des Princes antes do jogo entre Espanha e Uzbequistão, o primeiro evento dos Jogos Olímpicos de Paris.
A quadra em que está localizada a estação de metrô Madeleine, a apenas 700 metros do Palácio do Eliseu, sede do governo francês, foi isolada pela polícia por alguns minutos.
Como começou:
Um francês no local disse a todos presentes: “Bomba, bomba”, com um tom estranhamente tranquilo e incompreensível. No entanto, logo em seguida, os policiais receberam um comunicado pelo rádio e liberaram a rua. A bomba era um alarme falso.
Alarme falso
Um dos policiais presentes explicou calmamente: “Havia uma mala abandonada na estação. Por precaução, tivemos que isolar a rua até verificar se a mala representava um risco ou não”. Ele tratou o incidente como algo trivial do cotidiano parisiense.
Preocupação
A apenas três dias da abertura oficial das Olimpíadas, marcada para a próxima sexta-feira, dia 26, a preocupação com a segurança é cada vez mais perceptível nas ruas de Paris, com patrulhas do exército guarnecendo os locais de competição, e comboios de viaturas da polícia a todo momento cruzando a cidade em alta velocidade e com as sirenes a todo volume.
Fonte: Brenda Hayashi, Zero Hora – 24/07/2024